Uber, aplicativos de carona, bicicleta, transporte público etc. Quem vive nas grandes cidades hoje em dia, sabe que existem inúmeras formas de se mover pela cidade, e a opção de rodar com seu próprio carro parece cada vez mais esquecida.
No entanto, você deve tomar alguns cuidados com seu carro, mesmo ele estando parado na garagem. dessa forma, você evitará algumas dores de cabeça na hora de rodar com ele novamente.
E é exatamente sobre esses cuidados que vamos conversar hoje. Acompanhe com a gente e aprenda a deixar o seu carro bem, mesmo na garagem.
Quais são os principais cuidados que devo tomar?
Primeiro, é preciso decidir quanto tempo o carro vai ficar parado. Se for por até duas semanas por exemplo, pode ficar tranquilo, pois é um período de dias insuficientes para causar estragos. No entanto, providencie semanalmente uma limpeza completa (por dentro e por fora), mantendo a pintura em bom estado.
Encerar a carroceria é outra boa prática, pois evita que a sujeira grude na pintura. O ideal é deixar o automóvel em uma garagem ventilada e coberta, longe do sol. Caso isso não seja possível, providencie uma capa automotiva.
Os pneus também merecem muita atenção, pois um longo período com eles parados, podem deixá-los deformados, e inaptos para o uso. Se o veículo ficar parado por mais de um mês, use a pressão indicada no manual para carga máxima.
O ar-condicionado deve ser usado sempre, pois o mesmo lubrifica o sistema de vedação do gás e das mangueiras. O ideal é que o ar seja ligado por pelo menos 30 minutos a cada 15 dias.
Rodar periodicamente é a melhor opção
Como qualquer outra máquina, o automóvel funciona melhor se for utilizado frequentemente. O ideal é que ele seja ande por pelo menos 5km a cada 15 dias. Essa rodagem vai permitir que o conjunto mecânico do carro fique em bom estado.
Além disso, rodar periodicamente também ajuda a evitar que a embreagem fique “colada”, por excesso de umidade.
Essas são algumas das principais dicas para deixar seu carro em bom estado, mesmo parado. Siga estas simples instruções e mantenha o seu veículo bem.
Apesar de todas essas dicas, o seu veículo só fica protegido de verdade com uma proteção veícular de qualidade. E disso, a Protbens entende. Clique AQUI e confira.