Se você não é muito antenado quando o assunto é cuidados com o carro, preste atenção nesse post!

Quanto ao óleo do motor, o ideal é sempre verificar o nível de óleo toda vez que abastecer. Sabemos que raramente isso acontece. O procedimento deve ser feito com o carro parado há mais de cinco minutos em um terreno plano para que não aconteça um erro de leitura.

Também é importante ler o Manual do Proprietário, pois cada carro tem o seu tempo e especificidades. Idealmente, trocar a cada 10-15 mil quilômetros rodados, ou seja, um anualmente, por aí. Entretanto nem todo carro passa pelas mesmas adversidades e situações, por isso esse tempo pode cair para seis meses, dependendo do ocorrido. Varia, mas precisa ser feito uma hora ou outra.

Já quando o assunto é óleo da caixa do câmbio, carros com câmbio manual não precisam realizar essa troca. No caso das transmissões automáticas, a troca é aconselhada a cada 40 mil a 60 mil km, mas novamente, siga as orientações particulares do seu veículo. O nível deve ser checado a cada revisão ou a cada seis meses, por segurança.

Por fim, sobre o óleo da direção hidráulica: a maioria das montadoras não considera sua troca necessária. Mas, caso o nível esteja abaixo do mínimo, a reposição do lubrificante precisa ser feita. 

Ficou claro? Compartilhe para outras pessoas não passarem por situações desconfortáveis simplesmente por não terem essa informação em mãos!