Você sabe quais as infrações mais cometidas no trânsito?
Independente das razões que levam a essas infrações, o ideal é prestar mais atenção para que elas não aconteçam. Somos todos humanos, mas somos capazes de errar menos quando estamos mais atentos.
Leia também:
- Parcelar o IPVA: é possível?
- Principais mudanças no código de trânsito brasileiro
- Você conhece os riscos de dirigir embriagado?
Aqui vai uma lista com as infrações mais comuns, para você ficar ainda mais atento e consciente delas. Lembrando que há infrações consideradas leves, médias, graves e gravíssimas.
-
Usar o celular no trânsito
Com certeza está no topo das infrações que mais acontecem no trânsito. Mana verdade o uso do celular está em literalmente TODAS as ocasiões possíveis na vida de qualquer ser humano.O problema de naturalizar tanto assim o uso do celular,é que parece uma coisa boa dirigir e mexer nele. Mas não é, e pode causar diversos acidentes de trânsito!Essa infração é considerada gravíssima pelo CTB e pesa muito no bolso, além de muitos pontos na carteira.
-
Estacionar em lugar proibido
Não, nem por 5 minutinhos, não, nem só parar rapidinho. Parar em lugar proibido é uma infração que tem gravidade a depender do que você fez. Estacionou em local proibido? Média. Estacionou em cima de uma faixa?! Grave!
-
Excesso de velocidade
A maioria das multas e infrações vem desse erro aqui: excesso de velocidade.O fato de muitas vezes não dar em nada, não machucar e não causar acidentes faz com que o motorista ganhe a falsa confiança de que ele pode acelerar sem nenhum prejuízo aparente. Mas isso é nada além de IMPRUDÊNCIA! O ato foi cometido sabendo do erro, sendo pura falta de cautela. Nesse caso a gravidade depende do quanto você acelerou além do previsto!
-
Ultrapassar o sinal vermelho
Sinal amarelo é para REDUZIR, não para acelerar! Você pode causar muitos acidentes, desde atropelamentos até engarrafamento de veículos. Essa é uma infração gravíssima e de alto risco. Lembre-se que sua experiência não significa que pode cometer imprudências.
-
Não usar cinto de segurança
Não usar o cinto oferece riscos a todos: motorista, demais passageiros e quem se envolver no acidente com você.É uma infração bem comum, infelizmente. É também considerada grave. Incomoda? Pode ser, mas salva vidas! USE cinto de segurança!
Qual infração você já viu ou sofreu com mais frequência? Conta pra gente no nosso Instagram: @protbensprotecao : )