Seja você um motorista experiente, com anos de carteira de habilitação, ou um novato que acabou de ser aprovado na autoescola, uma coisa é certa: a qualquer momento você poderá precisar da ajuda de um mecânico, afinal de contas imprevistos acontecem e problemas com seu carro ou moto podem surgir.

E não é só em caso de problemas que o mecânico deve ser acionado. Vale lembrar que a revisão veicular periódica é extremamente importante na vida útil do seu veículo. Mas como escolher uma oficina mecânica de confiança, que conte com mão de obra especializada e que faça um bom serviço? Listamos algumas dicas abaixo. Confira!  

1. Faça uma pesquisa prévia

Antes de levar seu veículo a qualquer oficina por aí, vale a pena separar alguns minutos para realizar uma pesquisa prévia das oficinas mecânicas da sua cidade. Você pode procurar por “Oficina mecânica” no Google e uma lista de estabelecimentos aparecerão na sua tela junto ao mapa da sua cidade.

Dessa forma, você consegue verificar a localização das oficinas e, o melhor, a avaliação deixada por outros clientes que contrataram os serviços de cada uma delas. Aqui também vale verificar se as oficinas têm site e redes sociais, já que nesses espaços você também consegue avaliar como é a interação entre as oficinas e os clientes.

Mas não tome sua decisão apenas pelo o que você viu na internet. Mesmo com uma boa presença digital, a oficina pode pecar em alguns quesitos, enquanto outras sem site ou com redes sociais um pouco paradas podem oferecer um excelente serviço.

2. Peça indicações

Se você nunca precisou levar um carro para fazer manutenção, também vale a pena pedir indicação para familiares ou conhecidos que já contem com uma oficina de confiança. Essas pessoas poderão contar suas experiências com as oficinas, se deu tudo certo ou se tiveram algum tipo de problema com o serviço.

O bom das indicações é que dificilmente alguém vai indicar um estabelecimento que proporcionou uma péssima experiência. Muito pelo contrário, não é mesmo?

3. Solicite orçamentos

Com os nomes e telefones das oficinas selecionadas em mãos, entre em contato com cada uma delas e pergunte como elas trabalham e se fazem orçamento sem compromisso. Nesse orçamento, devem constar todos os serviços que serão realizados, se haverá troca de peças e o valor tanto da mão de obra quanto dos itens que serão trocados.

Com os orçamentos, você pode avaliar os valores e escolher aquelas que caibam no seu bolso. Mas lembre-se de que preço nem sempre significa qualidade, então verifique os valores e tome a decisão de acordo com as demais informações sobre a oficina, como confiabilidade, serviço rápido, bom atendimento etc.

4. Converse com o mecânico e peça explicações

Mas só ter o orçamento em mãos pode não ser o suficiente para você se sentir confortável ao fechar um serviço com uma oficina mecânica, por isso aproveite para conversar com o mecânico disponível e tirar todas as suas dúvidas sobre o possível problema que seu veículo pode ter e o prazo para execução do serviço. Um mecânico experiente e de confiança não negará responder nenhum tipo de dúvida, principalmente aquelas que achamos ser as mais simples.

Ainda assim, no caso de mulheres, ir até uma oficina mecânica pode ser uma dor de cabeça — isso quando pessoas má intencionadas não tentam passar algum tipo de golpe nas motoristas. Se for o seu caso, você pode verificar se na sua cidade há oficinas mecânicas voltadas para o público feminino.

Além disso, caso você tenha pouca experiência com a parte mecânica do seu carro ou moto, peça para alguém com mais conhecimento ir até a oficina junto com você. A gente sabe que em qualquer tipo de serviço há pessoas muito bem intencionadas, que realmente querem nos ajudar a resolver nossos problemas, mas o oposto também acontece e sempre ouvimos que tal oficina deixou a desejar ou passou a perna em alguém.

Junto a uma pessoa que também entende de mecânica, você se sentirá mais confiante em deixar seu carro para manutenção.

5. Verifique a qualidade do atendimento e das instalações

Falamos sobre tirar todas as suas dúvidas com os mecânicos, mas também vale verificar o atendimento como um todo, desde o primeiro contato com a oficina. O profissional responsável pelo atendimento também deve estar preparado e à disposição para sanar todas as dúvidas que você tiver.

Além disso, dê uma conferida na organização e higienização do local. Muitas vezes ainda ligamos uma oficina mecânica àquela ideia de local sujo, desorganizado e com óleo espalhado por toda parte, mas uma grande parcela dos estabelecimentos mecânicos já entenderam que isso só espanta o freguês, e a limpeza, principalmente da área de atendimento, deve estar impecável.

A gente sabe que é muito difícil confiar em um local para realizar os reparos necessários em carros ou motos, que são bens significativos para muitas pessoas. Por isso, dê atenção a todos os pontos que mencionamos acima e apenas feche o serviço se você realmente estiver satisfeito com a oficina.

Escolher uma oficina mecânica de confiança e que realmente preste um bom serviço é fundamental para que você evite dores de cabeça no futuro, afinal de contas seu carro precisa sair pronto para rodar, sem nenhum tipo de problema e sem a necessidade de você ter que voltar à oficina por problemas causados no primeiro conserto. Para finalizar, lembre-se de solicitar a garantia do serviço.

Se este artigo ajudou você, compartilhe-o em suas redes para que mais pessoas saibam como escolher uma oficina mecânica de confiança.