Você acabou de conquistar o grande sonho da carteira de motorista, mas ainda se sente inseguro ao dirigir? Saiba que esse sentimento é comum, geralmente porque o que estudamos na autoescola é apenas uma fração do dia a dia no trânsito.
Se você não está 100% habituado a segurar o volante, este artigo é para você! Mas, antes de tudo, vale lembrar de manter a calma, já que o nervosismo pode atrapalhar esse processo. Além disso, tenha em mente que todos ao seu redor sabem que esse é um momento de aprendizado para você.
Então, confira a seguir 7 dicas para quem acabou de tirar carteira de habilitação!
1. Continue praticando
A gente sabe que não são as poucas aulas práticas da autoescola que formarão grandes motoristas. É claro que o conhecimento teórico e as primeiras aulas junto à autoescola são fundamentais para o processo de aprendizagem, mas, para motoristas recém-habilitados, é preciso ir além.
É por isso que nossa primeira dica é justamente continuar praticando. Afinal de contas, é preciso muita prática para dominar o volante de forma cautelosa e fluída. Você pode até incluir a prática da direção como uma meta de vida para que sua mente esteja focada em alcançar esse objetivo.
Mas lembre-se: seja cauteloso e vá no seu tempo!
2. Conheça o veículo
Outro quesito importante para aqueles que acabaram de tirar a carteira de habilitação é familiarizar-se com o veículo antes mesmo de sair da garagem. Ligue o carro, ajuste os retrovisores, acione os faróis, ajuste o assento…Dessa forma, você começa a se habituar melhor com carro e tem mais segurança ao dirigir.
3. Convide alguém experiente para acompanhar você
Quando saímos da autoescola, é normal nos sentirmos inseguros e até mesmo um pouco perdidos em determinadas situações, como em um dia de trânsito pesado ou na hora de pegar a estrada. Por isso, convidar alguém experiente de volante pode trazer a segurança que você busca.
Seja um familiar ou um amigo, apenas lembre-se de que a pessoa que vai acompanhar você deve estar tranquila e entender que esse é um momento de aprendizado para você. Fuja daquelas pessoas que possam ficar nervosas logo na primeira vez que o carro morrer, por exemplo. Esse tipo de estresse só vai prejudicar o seu desempenho.
4. Ou busque ajuda profissional
Em muitos casos é normal que não tenhamos a quem recorrer, seja por conta da rotina corrida das pessoas ou simplesmente porque não conhecemos alguém de confiança para nos acompanhar no banco do passageiro. Nesses casos, você pode procurar por um profissional.
Hoje você encontra diversas empresas que trabalham com aulas particulares para recém-habilitados, 100% práticas e personalizadas de acordo com as suas necessidades. Geralmente, você pode escolher entre realizar as aulas em seu próprio carro ou no carro da empresa e o instrutor vai até você.
Há pacotes fechados de acordo com a quantidade de aulas desejadas e existe também a opção de contratar esses profissionais para trajetos em rodovias. Com certeza, o auxílio de um profissional ajudará você a ter mais confiança no volante.
5. Dê carona a amigos
Se você já adquiriu uma certa experiência, nada mais justo que praticar cada vez mais, certo? Oferecer carona a amigos e familiares é uma forma de você se manter sempre em movimento e ir descobrindo as particularidades do trânsito a cada novo trajeto.
Tem um amigo que precisa voltar da faculdade ou um parente que precisa ir ao supermercado? Ofereça a carona! Além de praticar, você ainda dá uma força para essa pessoa!
6. Escolha um local e horário para dirigir
Sempre que você for treinar, principalmente no início, quando dirigir ainda por gerar certa insegurança, escolha locais e horários de menos movimento para você ir pegando prática. Conforme seu desempenho vai evoluindo, você pode começar a incluir treinos em horários com maior volume de carros ou trajetos maiores ou mais desafiadores.
7. Defina rotas de rotina
Praticar os trajetos que você faria rotineiramente também pode ajudar você a ganhar confiança ao dirigir. Sabe aquele lugar que você precisa ir com frequência, como a faculdade, shopping ou supermercado, por exemplo? Inclua-os em suas práticas!
Conforme você vai ganhando confiança, você pode aumentar o nível da prática, como estacionar no shopping, treinar cada vez mais a baliza, fazer um trajeto que tenha subida, enfim… Basta colocar a criatividade em prática, mas sendo sempre cauteloso.
8. Lembre-se da proteção veicular
Não poderíamos falar sobre dicas para motoristas recém-habilitados sem citar a proteção veicular, que é indispensável não só porque você acabou de sair da autoescola, mas porque proteger um veículo é fundamental mesmo para motoristas experientes.
Com a proteção veicular, você garante que seu automóvel estará protegido em diversos cenários, seja de roubo, furto ou colisão, por exemplo. Afinal de contas, por mais que sejamos cautelosos, não podemos dizer que essas situações nunca acontecerão conosco, certo?
A proteção veicular, diferentemente dos seguros, pode ser a melhor opção para você, isso porque ela é mais econômica e oferece praticamente os mesmos benefícios. Com a Protbens, por exemplo, seu veículo fica protegido em caso de roubo e furto, quebra de vidros e colisão, além de contar com auxílio mecânico e elétrico durante 24h, carro reserva e cobertura a terceiros.
Esperamos que nossas dicas para motoristas recém-habilitados ajudem você a ganhar confiança no volante e se tornar um motorista excelente. Contudo, lembre-se sempre de dirigir com cautela, respeitando as leis de trânsito, e se precisar de apoio, busque por um profissional.
Quer receber mais dicas como essas no seu feed das redes sociais? Então, siga a Protbens no Facebook e no Instagram!