Sabemos que o clima em nosso país está cada vez mais incerto, mas ainda temos definições de alguns períodos, como o chuvoso, que contempla os meses entre outubro e março. E ele chegou: já estamos no fim do ano. Por isso, reservamos algumas dicas:
A primeira dica é: atenção redobrada.
Dirigir já exige dedicação e atenção. Com a chuva, esses cuidados devem redobrar.
Algumas pessoas têm mania de dirigir com apenas uma mão. Este comportamento deve ser evitado em quaisquer circunstâncias, mas, com a chuva, a atenção precisa ser redobrada: as duas mãos no volante te darão mais firmeza e segurança na direção.
Outra importante dica é sobre os faróis: deixe-os ligados.
A chuva pode diminuir a visibilidade no trânsito, principalmente se houver neblina. Os faróis ligados auxiliam neste quesito – e em estradas e rodovias, eles já são obrigatórios! Mas atenção: opte pelo farol baixo! O farol alto reflete diretamente nas gotas de chuva, prejudicando ainda mais a sua visão e a de outros condutores.
Se ainda assim, a visibilidade estiver ruim, uma boa dica é seguir o traçado da pista e usar como referência os tachões refletivos que separam as faixas.
Se você se sentir inseguro: pare!
A chuva pode ser fraca, mas caso sua visibilidade esteja comprometida, ou você esteja cansado e desatento, opte por encostar o veículo em um local seguro. Espere a chuva passar e siga em frente. Uma boa dica é parar próximo a um restaurante, por exemplo, ou lanchonete, e fazer um lanche enquanto as condições climáticas melhoram.
Por fim, se você sabe que aquela região alaga: evite!
A chuva está fraca e não tem problema eu passar por aquela tal rua ou avenida que sempre alaga? Errado. Até você chegar ao local, a intensidade da chuva pode mudar, você pode pegar um trânsito, e algumas vias, mesmo com pequenas pancadas, infelizmente já possuem histórico de alagamento.
Então, se você pode passar por outro caminho, opte por ele.
Cuidados com o carro
Além de ter mais cuidado com o trânsito, também é necessário verificar as condições do veículo, principalmente os limpadores de para-brisa, os pneus, as lanternas e o sistema de circulação de ar. O ideal é que, caso você não realize inspeções regulares em seu veículo, que você agende com seu mecânico de confiança uma vistoria próximo ao período chuvoso. Não espere a chuva cair para verificar se há algum problema.