Dirigir exige atenção, controle, confiança, dinamismo e condições de reagir diante de situações adversas. Por isso, qualquer coisa que roube a nossa atenção no trânsito reduz e muito o nosso reflexo, podendo gerar acidentes.
A seguir, confira as 10 principais distrações dos motoristas.
Uso do celular
Segundo o Instituto de Transportes e Tecnologia da Virgínia, ao enviar uma mensagem de texto, o motorista aumenta em 23 vezes a chance de se envolver em um acidente. Ao fazer uma ligação, a atividade cerebral ligada à direção diminui em 37%. O reflexo reduzido de quem se distrai com o uso do celular pode gerar acidentes fatais, por isso, falar e mexer no celular enquanto dirige ainda é uma infração média, com multa de R$ 85,13 e quatro pontos na CNH.
Mexer no rádio
Deseja ouvir uma música ou trocar a sintonia do rádio? Pare o veículo. Os segundos de distração no rádio podem gerar acidentes. Além disso, cuidado para não empolgar com a transmissão de jogos ou ouvindo sua música favorita em volume elevado. Cuide para que seus olhos e ouvidos estejam atentos.
Beleza a bordo
As mulheres têm a incrível habilidade de se maquiar com o veículo em movimento. Quando estão atrasadas ou vão de um lugar para outro, elas conseguem trocar de calçado, passar batom, pentear os cabelos, passar um rímel… e tudo isso é realmente admirável, desde que elas não estejam dirigindo. Mulher, cuide de você e das pessoas ao seu redor. Não se arrume dirigindo.
Programar o GPS
Não sabe o caminho? Pesquise o trajeto antes de ligar o veículo. Caso tenha se perdido, pare e procure nova rota, mas não faça isso com o carro em movimento.
Distração com animais
Animais são fofos e nós os amamos muito. Mas essas gracinhas podem nos distrair com toda a agitação que podem gerar em um veículo. Por isso, deixe os bichanos no banco traseiro e, se possível, acompanhados por alguém que cuide para que eles não tirem sua atenção.
Conversar olhando o passageiro
Conversar é uma beleza, mas não podemos nos distrair olhando para a pessoa ao nosso lado enquanto dirigimos. São pequenos segundos de distração que podem gerar acidentes. Atente-se ao trajeto!
Dirigir com sono
O sono é um inimigo da direção por reduzir e muito o tempo de reação diante de uma situação adversa. Por isso, passe a direção para alguém que esteja em condições de guiar o veículo, deixe para dirigir depois de descansar ou pegue um uber, mas não assuma a direção com sono.
Agitação das crianças
Crianças podem gritar, saltar de um banco para outro, derramar sucos nos assentos, brigar umas com as outras… e isso tudo chama a nossa atenção. Muitos motoristas não conseguem controlar a agitação das crianças ou simplesmente se distraem olhando para elas enquanto dirigem. Por isso, siga as diretrizes do trânsito para o transporte de crianças e peça que elas fiquem calmas durante o trajeto. Se possível, deixe um responsável que cuide dos pequenos para que você não se distraia.
Fome no trânsito
Lanchar durante o trajeto não é uma boa ideia se você está dirigindo. Cuide para que suas mãos estejam sobre o volante e você consiga ficar na direção.
Álcool e direção
O álcool é inimigo da direção prudente. O consumo de bebida alcoólica reduz muito o reflexo e interfere na nossa capacidade de reação. Você já sabe….Se beber, não dirija!
Você já se pegou em algumas dessas distrações no trânsito?
A Protbens, proteção veicular se importa com a sua segurança. Aqui, disponibilizamos conteúdos para você estar sempre de acordo com as normas de trânsito.
Se você gostou, compartilhe essas informações.
Escrito por Mylla Dutra