Não é só em londres, mas aposto que foi o primeiro lugar que você pensa quando a gente fala em direção contrária, né? Além da Inglaterra, outros 55 países possuem esse costume um tanto diferentão.
Mas porquê? Voltemos no tempo para entender o por quê disso tudo: no final do século 18, ainda havia duelos com espadas e tudo mais na europa, e como a grande maioria do mundo é destro e precavido (pelo menos por lá), a espada já ficava pronta pro uso caso a pessoa viajasse do lado esquerdo da rua, o que faz muito sentido, pra época onde lutas inesperadas eram esperadas.
Tempo depois, o mundo de Napoleão fez a grande mudança de inverter os lados das coisas, tudo porque o homenzinho era canhoto, acredita? Como o resto do mundo sofreu influência de ambos, ficou dividida essa prática: países que usam de um lado e países que usam do outro. O legal é que mesmo os EUA tendo tanta influência britânica, aceitou fácil a cultura francesa, já que queria se desligar da Inglaterra até nos mínimos detalhes.
Como foram os EUA que popularizaram o carro, hoje em dia grande parte dos carros são feitos por esse padrão. Mesmo que a Inglaterra e os outros países quisessem alterar sua forma de andar por aí, o custo seria tão alto que não valeria a pena.
Fonte: elondres.com