As linhas de montagem de automóveis passaram por diversas evoluções até chegar ao que temos hoje, uma produção hiper-tecnológica. Mas, mesmo que reduzidos, isso não significa que os veículos não apresentem erros. 

E já parou para pensar no que acontece quando veículos em massa começam a apresentar defeitos de fabricação? Em casos assim, são feitas chamadas de recall para proteger o condutor de possíveis acidentes ocasionados por esses defeitos e, é claro, para realizar os reparos necessários no automóvel.

Abaixo, entenda o que é recall de veículos, como fazer a consulta de recall e outras informações importantes!

O que é recall de veículo?

Do inglês, recall pode ser traduzido como “chamar de volta”. De acordo com o aplicativo Papa Recall, só em 2020, foram realizados 85 chamados de recall, de 26 montadoras e com 205 modelos envolvidos, um aumento de 6,77% de chamados em relação a 2019.

Sendo assim, esse procedimento ocorre quando montadoras precisam avisar aos condutores que foram detectados defeitos de fabricação nos veículos e esse aviso tem como objetivo garantir a segurança do motorista, passageiros e demais pessoas envolvidas no trânsito.

Por isso, quando notificado sobre o chamado, o condutor do automóvel deve levar o veículo até uma concessionária autorizada para que os reparos sejam feitos.

Como o recall de veículos funciona no Brasil?

De acordo com a Lei Federal nº 8.078/90 do Código de Defesa do Consumidor, nenhuma empresa pode lançar um produto ou serviço que apresente riscos à saúde e à segurança das pessoas. Portanto, quando as fabricantes tomam ciência dos problemas de montagem dos automóveis, elas são obrigadas a reportar o fato às autoridades e ao consumidor.

Esses avisos precisam atingir o máximo de pessoas possível, além de ter informações claras sobre os defeitos e seus riscos e as medidas preventivas que o motorista deve tomar até que o reparo seja realizado.

Como o aviso de recall é feito?

Como dissemos, os avisos de recall devem ser de larga escala e, para isso, as empresas utilizam dos principais meios de comunicação com os condutores, como:

  • anúncios em programas de rádio e televisão;
  • comunicado no site da própria montadora;
  • notificação pelo site do Governo Federal;
  • e-mail do portal de serviços do Denatran;
  • avisos pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito; e
  • cartas.

Qual a relação do CRLV e recall?

Desde 2020, os chamados de recall também são enviados diretamente pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Com a digitalização dos processos relacionados à CNH e documentação de veículos e as mudanças na legislação de trânsito ocorridas em 2020, o condutor que não atender ao chamado de recall poderá sofrer algumas penalidades.

Agora, os condutores têm o prazo de até um ano após o comunicado da montadora para substituir ou reparar os veículos. Caso o recall não seja atendido, essa informação começa a aparecer na versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e).

Nesse cenário, caso já tenha se passado um ano e, ainda assim, o cidadão não realizou os reparos até o próximo licenciamento, esse serviço ficará bloqueado, ou seja, o condutor não conseguirá realizar o licenciamento do carro.

Para regularizar a situação, basta que o condutor entre em contato com uma concessionária para realizar os reparos ou troca de peça. Assim, quando a montadora der baixa no procedimento, o aviso de “Recall não atendido” desaparece da tela do aplicativo.

O recall tem custos? 

Os reparos ou trocas de peças provenientes de um recall não geram nenhum custo para o proprietário do veículo. Como foi detectado um problema de fábrica, as montadoras e concessionárias devem arcar com os valores envolvidos. Por isso, basta apenas que o condutor agende um horário na concessionária autorizada e leve o veículo para revisão.

Por outro lado, pode ser que o condutor observe que o carro está com problemas antes mesmo de a montadora anunciar oficialmente o chamado de recall. Supondo que o proprietário levou o carro para revisão e arcou com o pagamento dos defeitos, é possível solicitar o ressarcimento desde que os reparos feitos sejam os mesmo anunciados pela montadora.

Recall tem prazo de validade?

A partir do momento que a montadora anuncia o chamado de recall, o dono do veículo pode entrar em contato com a concessionária a qualquer momento para realizar os ajustes no automóvel. Sendo assim, não há um prazo de validade estipulado para que o carro seja verificado.

Porém, é válido lembrar que se dentro de um ano os reparos não forem feitos, a notificação de “Recall não atendido” começará a aparecer no aplicativo Minha Carteira Digital e, se o período for ainda maior, o condutor pode ser impedido de fazer o próximo licenciamento.

Por que guardar o comprovante de recall?

Assim como todo produto ou serviço, após realizar os reparos do recall, as concessionárias são obrigadas a emitir um comprovante, que deve ser guardado pelo proprietário do automóvel para diversos fins. 

Um exemplo é o caso de o veículo voltar a apresentar o mesmo problema após a execução do serviço. Aqui o condutor fica resguardado de qualquer tipo de cobrança posterior ou até mesmo para comprovação jurídica, se necessário. 

Além disso, o comprovante de recall também pode ser interessante na hora de troca ou venda do veículo. Assim, o novo proprietário terá a comprovação de que reparos foram feitos anteriormente. 

Como consultar recall?

Como dissemos acima, as montadoras enviam comunicações em massa para informar as pessoas sobre os chamados de recall, mas, ainda assim, é possível que um motorista não saiba que seu carro foi acionado. Nesse caso, basta você fazer uma rápida pesquisa no site oficial da marca do seu carro ou acessar o site do Governo Federal e seguir as instruções por lá.

Entendeu agora o que é recall de veículos? Seja para carros usados ou 0 km, vale a pena ficar de olho nos chamados para garantir a segurança de todos no trânsito.

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