Estamos encerrando 2020, isso significa que já está quase no momento que todo início de ano nos aguarda: pagamento do IPVA.
Mas antes de tudo, precisamos falar sobre o que é o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Nada mais é que um imposto que incide sobre a propried dadee veículos como carros, motos, caminhões, ônibus e até aeronaves. Além disso, 50% do valor total arrecadado com o imposto é destinado aos municípios onde a placa é cadastrada e os outros 50% para seu estado.
Como um imposto estadual, há diferenças nos preços de estado para estado. O IPVA de um Ford Ka em São Paulo é diferente do valor do IPVA do mesmo modelo em Belo Horizonte, por exemplo.
O pagamento do IPVA deve ser realizado anualmente, sempre no início do ano. É importante ressaltar, que nos casos em que o débito de IPVA não é pago ou parcelado, ultrapassando 60 dias do vencimento, outra multa no valor de 18% é aplicada ao montante devedor. Assim, quanto maior for o período de inadimplência, mais difícil será quitar esse imposto.
Caso o IPVA desse ano ainda não tenha sido pago ou se você não puder pagar tudo de uma vez, fique calmo (a) que a gente tá aqui pra te mostrar uma luz no final do túnel!
Alguns estados já oferecem a possibilidade de parcelar os débitos do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Assim, você pode ficar livre de preocupações e pode utilizar tranquilamente seu veículo.Mas antes confira se em seu estado é liberada essa possibilidade. E mesmo assim, as regras podem variar de local para local.
Então como fazer para negociar o parcelamento?
No caso de Minas Gerais, o Governo anunciou em maio deste ano que quem deixou de pagar ou atrasou o IPVA de 2020 ou de anos anteriores, seja o débito inscrito ou não em dívida ativa, poderá solicitar o parcelamento através do site da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF). O pagamento pode ser feito em até 12 parcelas mensais, de no mínimo R $200 reais cada, ou à vista.
Lembrando que IPVA atrasado impede a emissão do licenciamento do seu veículo. Isso significa que você ficará impedido de circular com seu carro, e rodar com veículos sem licença necessária é considerado infração gravíssima. Então fique sempre atento e programe-se!
Fez sentido? Compartilhe com todos os amigos pra que saibam dessa notícia! 🙂
FONTE: https://www.proauto.org.br/blog/post/Agora-e-possivel-parcelar-o-IPVA-atrasado-em-alguns-estados