Todo motorista deseja que os compostos do veículo tenham uma vida útil prolongada, além de economizar dinheiro com combustível e consertos recorrentes, não é mesmo? Uma forma eficiente de fazer isso é cuidando dos pneus do seu carro!

Mais do que simplesmente evitar idas recorrentes ao mecânico e tirar o peso do bolso com gasolina, dar a devida atenção à situação dos pneus de um carro é fundamental para garantir uma maior segurança para todos no trânsito.

E muitos motoristas se questionam sobre como cuidar dos pneus, quando saber se é hora de comprar novos ou até mesmo quando fazer o rodízio. Responderemos a essas e outras dúvidas neste artigo. Confira!

Os perigos de um pneu descalibrado

Antes mesmo de falarmos sobre rodízio e troca de pneus, seja franco: qual foi a última vez que você fez a calibragem desses itens? Se você não se lembra ou se já faz mais de uma semana, você entrou para o grupo expressivo de 60% dos motoristas brasileiros que andam com a calibragem de pelo menos um dos pneus abaixo do recomendado pelo fabricante.

O grande problema dessa prática — que, infelizmente, se tornou usual para muita gente — é que andar com os pneus descalibrados é algo perigoso. Entenda que deixar de calibrar os pneus no período correto — além de acertar a pressão, nem a mais nem a menos — reduz a vida útil dos pneus em 45% e o consumo de combustível sobe 4%. Confira o que mais pode acontecer com um veículo descalibrado.

Redução da dirigibilidade

Um dos principais perigos de andar com os pneus descalibrados é a má dirigibilidade. Considerando que os pneus são responsáveis por manter o contato entre o veículo e o chão, quando eles não são calibrados corretamente, você sente o impacto. Como as laterais do pneu tendem a ter uma flexão maior do que deveria, você sente a traseira do veículo tomar uma outra direção, principalmente em trechos sinuosos.

Danos por impacto

Com a baixa pressão, as laterais dos pneus tendem a ficar mais sensíveis aos impactos causados por buracos ou batidas no meio fio, por exemplo. Isso faz com que se crie uma bolha na lateral dos pneus e caso essa bolha venha a estourar, você terá que trocar de pneu. Considerando o preço desses itens e a dor de cabeça que esse problema pode trazer, realizar a calibragem correta se torna algo muito mais simples, prático e barato. 

Carro suscetível à aquaplanagem

Entenda que os pneus são itens que interferem diretamente na dinâmica do veículo e, quando não estão calibrados corretamente — tanto para mais ou para menos —, o comportamento do carro pode se alterar.

Quando o pneu está mais murcho, por exemplo, seu contato com a estrada aumenta e, justamente por isso, ele tende a carregar a água para frente quando entra em um piso molhado. É aí que ocorre a aquaplanagem.

Quando comprar pneus novos

Agora que você já entendeu que calibrar os pneus frequentemente é fundamental para manter a vida útil desses itens e garantir uma maior segurança no trânsito, você deve estar se perguntando: certo, os pneus do meu carro estão calibrados. Mas como saber se é hora de trocá-los?

A responsa é bem simples: todo pneu vem com uma marca em diversos pontos da banda de rodagem. Essa marca é chamada de Tread Wear Indicator (TWI) ou Indicador de Desgaste de Rodagem e o pneu não pode rodar quando essas marcações na banda de rodagem estiverem menores que 1.6 milímetros.

Também é importante que você dê atenção à data de validade dos pneus, que, geralmente, é de 5 anos. Mesmo que você guarde e não utilize os pneus dentro desse prazo, não é interessante colocá-los para rodar porque, com o tempo, a borracha tende a se desgastar, o que pode deixar o pneu mais vulnerável. 

Como prolongar a vida útil dos pneus

Agora que você já sabe a importância de manter os pneus calibrados e quando deve trocá-los, continue a leitura para entender o que pode ser feito para prolongar a vida útil desses itens tão importantes!

1. Realize a rotação dos pneus, o famoso rodízio

Trocar os pneus dianteiros pelos traseiros tem suas vantagens, mas isso deve ser feito com muita cautela, isso porque existem modelos, como os esportivos, cujas rodas traseiras não têm as mesmas medidas das rodas dianteiras. Essa é uma exceção.

Por outro lado, automóveis que podem realizar essa rotação acabam se beneficiando dessa prática, uma vez que ela proporciona uma maior segurança aos passageiros e prolonga a vida útil do conjunto.

Na prática, com um motor na dianteira e uma tração igualmente dianteira, os pneus da frente acabam suportando mais peso, além de serem os principais responsáveis pela frenagem, o que faz com que esses pneus se deteriorem mais rapidamente. O rodízio é feito, justamente, para equilibrar essa diferença.

Para saber a hora exata de fazer essa rotação de pneus, confira o manual do fabricante. Naqueles em que não há essa informação, o intervalo para o rodízio fica a cada 5 e 10 mil km rodados. Você deve avaliar também seu estilo de condução e as vias, o que definirá se o rodízio deve ser feito em um intervalo menor ou maior.

2. Evite carregar peso em excesso

Outro ponto é não carregar peso demais no veículo. Sabe aquela viagem em família que você fez e quis trazer para casa tudo e mais um pouco? Tome cuidado! Se esse for um caso isolado, as chances de problemas surgirem são baixas, mas no longo prazo essa prática traz prejuízos. 

Como o veículo está muito pesado, os pneus precisam sustentar todo esse peso e acabam superaquecendo, o que faz com que as carcaças não alcancem um bom rendimento, sem contar que há o aumento do risco de os pneus estourarem ou de o item ficar com deformações significativas.

Neste artigo, você pôde entender um pouco mais sobre pneu de carro. Falamos da importância de manter esse equipamento calibrado corretamente, já que os perigos de um pneus descalibrados são muitos, além disso explicamos sobre quando você deve trocar o conjunto e o que fazer para aumentar sua vida útil.

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