Ainda que o número de mortes causadas em acidentes de trânsito no Brasil tenha caído 30% nos últimos dez anos, o trânsito brasileiro é um dos mais violentos de todo o continente americano. Isso significa que existe uma chance muito alta de qualquer motorista sofrer ou causar alguma batida de carro ou outro acidente.
Nesse momento de desespero, mesmo que a colisão não tenha sido grave, o mundo cai nas costas do motorista, que muitas vezes não sabe como agir. O que fazer primeiro: ligar para a polícia, socorrer vítimas (quando houver), sair ou não do carro?
Por mais cauteloso que você seja, é sempre bom saber o que fazer nessa hora. Por isso, neste texto, respondemos às principais dúvidas sobre esse assunto. Confira!
Sinistro: o que isso significa?
Antes de iniciarmos o passo a passo do que fazer em caso de colisão no trânsito, vale a pena esclarecermos uma das dúvidas de muitos motoristas (principalmente os recém habilitados): o que é sinistro?
Amplamente utilizado pelo mercado de proteção, esse termo nada mais é do que qualquer evento que o bem protegido — o automóvel — sofre algum prejuízo material, como um acidente. Nesse caso, o veículo sinistrado, de acordo com as características do sinistro, pode ser recuperado ou não.
E o que fazer na hora do acidente?
Ninguém quer sofrer ou causar algum acidente, certo? Mas, infelizmente, todos estamos suscetíveis a isso. Ainda, cada caso demandará uma atitude diferente. Confira abaixo os primeiros passos caso você sofra uma batida.
Colisão leve e sem vítimas
Nesse caso, antes de qualquer coisa, remova o carro da via (ou acione o reboque) para evitar multas — se você obstruir a passagem, você pode ser multado em R$130,16 e 4 pontos na carteira, de acordo com o artigo 178 do Código de Trânsito. Em seguida, mantenha a calma e converse com o outro motorista para definir quem arcará com os reparos. Aproveite para pegar o contato do motorista e anotar a data, hora e local exatos do acidente (necessários para acionamento da associação de proteção veicular). Sem a necessidade de acionar a polícia, faça um boletim de ocorrência e vá atrás do conserto do seu veículo.
Colisão com vítimas
Nesse cenário, ainda que as vítimas não estejam em estado grave, a primeira coisa a se fazer é acionar o socorro médico, como o SAMU (192) e o Corpo de Bombeiros (193), além da Polícia Militar para registro da ocorrência (190). Jamais mova os veículos de lugar nem tente tirar as vítimas de dentro do carro e, muito menos, fuja do local, o que é considerado crime.
Depois que todos forem socorridos e a Polícia Militar liberar a área, será preciso acionar o reboque para remoção dos veículos. Ainda, você pode solicitar a indenização do DPVAT em até 3 anos após o evento.
Saber o que fazer em caso de colisão no trânsito é de suma importância, principalmente em casos que envolvem vítimas. Independentemente da situação, manter a calma é prioridade para que seja possível resolver a situação da maneira mais cordial possível e prestar socorro aos envolvidos.
Quer acompanhar outros conteúdos como este? Então siga a Protbens nas redes sociais: estamos no Facebook e Instagram!