Se há uma década ter um dispositivo GPS custava caro, hoje, com os aplicativos de celulares, qualquer motorista pode ter um na palma da mão. Esse é o caso do Waze, um aplicativo do Google que, além de GPS, reúne uma comunidade de motoristas e voluntários dispostos a informar os usuários sobre as condições de ruas, avenidas e rodovias.

Com cerca de 140 milhões de usuários no mundo, sendo 16 milhões no Brasil, o aplicativo é, literalmente, uma mão na roda para os condutores, isso porque, além de GPS, o Waze conta com diversas outras funcionalidades, desde dicas de postos de combustível com preço mais acessível até informações sobre cidades com o sistema de rodízio de veículos.

Então, se você já usava esse aplicativo, agora você vai poder aproveitá-lo ao máximo. Boa leitura!

O que é o Waze e como funciona

O Waze é um aplicativo de navegação GPS do Google, totalmente gratuito, e que mostra as condições de trânsito em tempo real. Diferentemente de outros aplicativos, todas as informações geradas no Waze, como trânsito parado, blitz policiais e obras na via, por exemplo, são geradas pelos próprios usuários, por isso ele também é considerado um app social.

Conforme o motorista utiliza o aplicativo aberto em seu smartphone durante suas viagens, o Waze coleta dados e vai aprendendo sobre os melhores trajetos, apresentando sempre as melhores opções ao motorista. Da mesma forma, ao longo do trajeto, o motorista também pode ajudar a comunidade de Wazers, como são chamadas as pessoas que utilizam o app, ao indicar relatório de vias, como acidentes, radares ou algum perigo. Assim, motoristas que passarão pelo local recebem um aviso sobre o que está por vir.

Além dos motoristas usuários do aplicativo, o Waze também conta com uma comunidade de voluntários, que chega a 30 mil pessoas ao redor do mundo. Essas pessoas, que não são empregadas da empresa, são chamadas de editores de mapas e são elas que mantêm os mapas atualizados, incluindo vias e curvas, corrigindo percursos etc. Só no Brasil, os editores de mapas chegam a 850 pessoas, de acordo com dados apresentados pelo Uol.

Como fazer cadastro no Waze

O Waze é um aplicativo para dispositivos móveis, então ele vai funcionar em smartphones e tablets, por exemplo. Portanto, para se cadastrar gratuitamente, é preciso baixar o aplicativo no Google Play Store ou na App Store, de acordo com o sistema do seu celular (android ou iOS).

Em seguida, você precisará abrir o aplicativo e seguir os passos abaixo:

  • toque em “Primeiros passos”;
  • leia o contrato de licença e os Termos de Uso e continue;
  • confira a Política de Privacidade e continue;
  • inscreva-se com um e-mail válido ou com sua Conta do Google; 

Com e-mail e senha cadastrados, você pode começar a usar o aplicativo. Como o Waze também tem funcionalidades de jogos, para deixar a experiência do usuário mais interessante, você pode ajustar seu perfil, incluindo seu nome e uma foto sua.

Principais funcionalidades do Waze

Quando o Waze surgiu, o app era a ideia de uma startup israelense fundada em 2008. De lá para cá, muita coisa mudou dentro do aplicativo e muitas funcionalidades nasceram de acordo com as necessidades de comunidades de motoristas. Uma delas foi o lembrete de uso dos faróis em rodovias, funcionalidade que foi criada especialmente para a cidade de São Paulo e que, depois, foi introduzida pelo mundo afora.

Conheça outras funcionalidades do aplicativo abaixo!

1. Ajuste de preferências

Quando você pesquisar por alguma rota no Waze, ele mostrará diversos trajetos, informando o tempo e a distância em km, mas, além disso, o aplicativo também mostrará a você rotas que incluem pedágios, vias expressas e até mesmo estradas de terra. Então, se você quer desviar deles, abra o app, vá em “configurações”, “navegação” e ative as opções para evitar essas vias.

2. Visualização de trajetos de amigos

Caso você precise se encontrar em um local desconhecido com algum amigo, existe a opção de compartilhamento de rota. Dessa forma, você consegue acompanhar o trajeto da outra pessoa até chegar ao destino final.

3. Compartilhamento de trajeto pelo WhatsApp

Para melhorar a funcionalidade anterior, o Waze permite que você compartilhe uma rota com alguém pelo WhatsApp. A pessoa receberá um link que mostra o mapa de onde você está.

4. Economia de combustível

O Waze também conta com uma ferramenta que ajuda os motoristas a economizarem na hora de abastecer o veículo. Indo em “Postos de Combustível” para aparelhos iOS ou em “Navegar” em Androids, o app mostra uma lista com os valores cobrados por cada posto e ainda dá a possibilidade de traçar uma rota até o posto desejado.

5. Comando de voz

O aplicativo GPS permite que você personalize diversas funções com a sua própria voz, como narrar o trajeto, e utilize comandos por voz, sendo possível controlar o aplicativo enquanto dirige sem precisar digitar, o que ajuda a evitar distrações. Basta ativar o comando por voz indo em “Configurações” e “Comando por voz”.

6. Caminhos alternativos em dias de rodízio de veículos

Outra funcionalidade criada especialmente para motoristas paulistanos, com o “Rodízio de veículos” é possível cadastrar a placa do veículo e ser informado de trajetos alternativos quando houver restrições nas principais vias. 

7. Alerta de excesso de velocidade

Indo em “Configurações” e, depois, em “Velocímetro”, você consegue ativar algumas funcionalidades que ajudarão a evitar multas e acidentes, como mostrar velocímetro, mostrar limite de velocidade e tocar som de alerta para quando o limite de velocidade for atingido.

9. Preço dos pedágios

Outra funcionalidade superimportante, principalmente para viagens mais longas, é a que mostra e compara preços dos pedágios da rota traçada. Dessa maneira,é possível calcular quanto será gasto antes mesmo de viajar e escolher o melhor caminho.

O Waze é um aplicativo de GPS social capaz de auxiliar milhares de motoristas, seja para trabalho, lazer ou afazeres do dia a dia. Com a participação dos usuários, você pode contar com rotas sempre atualizadas, além de todas as funcionalidades que citamos acima.

Este artigo ajudou você? Então, o que acha de sempre ter acesso a materiais como este? Basta seguir a Protbens nas redes sociais: estamos no Instagram e Facebook!