Muita gente que tem carro gosta muito do assunto, mas há aqueles que não ligam muito e só querem mesmo é desfrutar da praticidade que é ter um automóvel à sua disposição.
Esse texto é justamente pra esse segundo público , que assim como eu, não sabe quase nada desses assuntos, mas que ainda assim precisa saber.
Que os pneus precisam ser trocados de tempos em tempos a gente sabe, mas como saber se ele ainda está dentro do prazo de validade? Como checar? Como se programar? Falaremos sobre isso e sobre como preservar os seus pneus pelo maior tempo possível.
Primeiro de tudo: validade não é o mesmo que vida útil.
Já se perguntou a validade do seu pneu? Não? É porque os pneus têm GARANTIA, não data de validade! Costumam ter em média 5 anos. Isso significa que se o seu pneu der algum problema dentro desse prazo, você poderá pedir uma avaliação e o fabricante dirá se foi mau uso ou erros de fabricação.
Mas como saber se o pneu já saiu da garantia? Sabendo a data de fabricação, que fica carimbada no pneu: os últimos 4 algarismos indicam a semana e o ano em que o pneu foi produzido. Exemplo: se os últimos números são 0420 significa que a fabricação foi na 04ª semana de 2020. Ou você pode se programar através da nota fiscal: a partir da compra conta-se os 5 anos de cobertura. Então pra quem é de jogar fora, lembre-se de guardar as notas fiscais!
Já quando o assunto é vida útil, a palavra é: DEPENDE, ou seja, varia de acordo com o uso. Bem intuitivo, né?
Mesmo que você utilize pouco o seu carro, é importante cuidar para conservar, ficando sempre de olho no alinhamento (a cada 10 mil km), balanceamento e calibragem (a cada 20 dias).
Independente de garantia ou vida útil, caso observe que algo possa estar errado, vá a algum especialista, sua segurança deve estar sempre em primeiro lugar!