É claro que todas as pessoas sabem que não devem dirigir sobre o efeito de bebidas alcoólicas, mas até que ponto elas entendem a extensão dos seus atos e consequências?
É exatamente sobre isso que iremos tratar a seguir.
Sua visão fica turva
O álcool pode reduzir em até 32% a precisão visual de quem bebeu. Ele também afeta a visão periférica, causando um fenômeno conhecido como visão em túnel, que é o afunilamento do campo de visão da pessoa.
Seus reflexos ficam em estado de “câmera lenta”
Sob o efeito do álcool, o tempo de reação a um imprevisto passa de um segundo para, em média, até 2,5 segundos. É o suficiente para percorrer 56 m se estiver dirigindo a 80 km/h.
Você coloca a sua vida em risco
Dirigir sob o efeito de qualquer quantidade de álcool aumenta significativamente as chances de você se envolver em um acidente. Os danos podem escalar de prejuízos materiais, lesões físicas ou até a morte.
Você coloca a vida de outras pessoas em risco
Ao optar por dirigir alcoolizado, não é apenas a sua vida que você está colocando em risco. Há mais pessoas compartilhando a via com você. Imagine ser responsável por ferir alguém inocente ou até mesmo tirar uma vida.
É contra a lei
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê a direção sob influência de álcool como infração gravíssima, no art. 165, e como crime de trânsito, no art. 306.
Sua carteira pode ser suspensa
A multa para quem for parado dirigindo sob o efeito de álcool é dez vezes o valor de uma multa de infração gravíssima, ou seja, R$ 2.934,70. Será ainda instaurado um processo de suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
Agora que conversamos um pouquinho sobre os riscos que cercam uma direção embriagada, temos certeza que deixamos bem claro que dirigir assim, é uma péssima ideia.
Esse conteúdo foi útil para você? Se sim, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais.