Um dos principais índices de precificação de automóveis usados e seminovos no Brasil é a tão conhecida Tabela Fipe. Os dados apresentados mensalmente pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas norteiam quem quer vender ou comprar um veículo e é também base para cotações de seguros, licenciamento e IPVA.

Mas os valores apresentados pela Tabela Fipe não precisam ser seguidos à risca. Por isso, neste texto, vamos esclarecer as principais dúvidas em relação a esse índice e mostraremos como consultar os valores atualizados. Confira! 

O que é Fipe?

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) é uma organização sem fins lucrativos criada em 1973 com o objetivo de dar apoio às instituições de ensino do país, principalmente ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). 

Com uma atuação focada em educação, projetos, pesquisa e desenvolvimento de indicadores econômicos e financeiros, a Fipe presta serviços a órgãos públicos e privados e um de seus principais produtos é o Preço Médio de Veículos, mais conhecido como Tabela Fipe. 

Desenvolvida para gerar o preço médio dos veículos, a tabela se trata da principal referência para o mercado de automóveis, usados e seminovos, sendo usada também para basear contratos e seguros.

Como a Tabela Fipe funciona?

Do dia 15 ao dia 5 do mês seguinte, a Fipe realiza um levantamento nacional de preços de automóveis, descartando valores muito altos, baixos demais ou com alguma discrepância. Com os valores apurados, os pesquisadores da Fipe realizam um processamento de dados até o 20º dia do mês corrente e os resultados são publicados no dia 1º do próximo mês.

Sendo assim, desde a coleta e processamento dos dados até a publicação dos valores no site oficial, há uma defasagem de quase 40 dias, o que impede que a média dos valores seja publicada com exatidão.

A Tabela Fipe é atualizada mensalmente e cada pesquisa pode ser refinada com a versão, motorização e ano-modelo do automóvel em questão. Ela é, portanto, a principal referência para os comerciantes de veículos, servindo também como base para o cálculo de seguros e tributos, como o IPVA. Mas ninguém é obrigado a segui-la ao pé da letra.

Existem alguns fatores que podem alterar o valor de veículos com o estado de conservação do veículo e outras diferenças pontuais, como sua localização (picapes, por exemplo, são mais valorizadas no centro-oeste). Veículos raros ou pouco rodados também podem ter valores diferentes dos propostos pela tabela. Além disso, caso a venda conte com a participação de sites e vendedores comissionados o valor tende a subir.  

Como consultar a Tabela Fipe?

A consulta é simples e rápida. Basta acessar o site oficial da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, clicar em “Indicadores” no menu superior e, em seguida, selecionar “Preço Médio de Veículos — Tabela Fipe”.

Você será redirecionado para outra página, na qual poderá selecionar entre consulta de carros e utilitários pequenos, consulta de caminhões e micro-ônibus e consulta de motos. Ao escolher entre as opções, você deverá selecionar o mês de referência da pesquisa, como “junho/2022”, por exemplo, e informar a marca do veículo, o modelo e o ano do modelo. Com esses dados, a Fipe apresentará o preço médio do veículo pesquisado.

Como a Tabela Fipe influencia no IPVA e na proteção veicular?

Como dissemos, a Tabela Fipe é utilizada como parâmetro para negociação e avaliação de automóveis desde 1973 e, por tamanha referência, também se tornou um instrumento para cálculo de reembolso de seguros e proteções veiculares em casos de sinistro.

Geralmente, as organizações de proteção veicular ou seguradoras pagam a indenização de acordo com o valor médio dos veículos indicado na Tabela Fipe, podendo ser consideradas também questões de valorização e desvalorização do veículo.

Em relação ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), os valores são calculados de acordo com a média do preço dos veículos exibida na Tabela Fipe. Portanto, se houver mudanças no preço do veículo, o valor do IPVA também sofrerá reajustes. 

Quando utilizar a Tabela Fipe?

A Tabela Fipe apresenta o valor médio de mercado tanto para carros, caminhões e motocicletas, então se você está pensando em comprar um automóvel, vale a pena conferir os preços atualizados. Além disso, a Tabela Fipe pode orientar você no caso de venda de um automóvel.

Mas lembre-se de que, antes de definir um valor de venda com base nos dados da Tabela Fipe, você também precisará avaliar outros pontos que podem aumentar ou diminuir o valor do seu veículo, como quilometragem, itens de série, quantidade de revisões, entre outros aspectos que podem valorizar ou desvalorizar seu veículo.

A Tabela Fipe é um demonstrativo muito importante não apenas para compradores ou vendedores de automóveis. Ela também serve como parâmetro para o governo e outras instituições, como é o caso das seguradoras, associações de proteção veicular e para cálculo do IPVA. Contudo, a tabela deve ser vista como uma referência de valores, uma vez que diversos outros fatores podem influenciar na negociação de um veículo.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe o texto em suas redes sociais.